sexta-feira, 20 de julho de 2012

Filosofia da ABADÁ-Capoeira

A ABADÁ-Capoeira tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras coisas, a profissionalização do capoeira, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
A ABADÁ-Capoeira procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
Para a ABADÁ-Capoeira, a Capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo, deve, acreditamos, ser praticada com reverência e merece de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a Capoeira livre para ser o que é: para a Capoeira e o camaleão, mudar, é apenas preservar a sua essência.

O que é a ABADÁ-Capoeira?

A ABADÁ – CAPOEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira. Seu exercício forte é instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes, possibilita também, a recuperação da noção da cidadania.
A ABADÁ – CAPOEIRA é um espaço fundamental, um território livre onde Capoeira, que se propõe a sistematizar as informações referentes a todos os núcleos de Capoeira nacionais e internacionais; centralizar as pesquisas e produções existentes em um banco de dados, facilitando assim o acesso a todos os interessados; e oferecem melhores condições de aperfeiçoamento técnico aos professores vinculados aos núcleos que ensinam Capoeira.
A ABADÁ – CAPOEIRA é atualmente uma das maiores divulgadoras da Capoeira nacional, tanto no Brasil quanto no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos. Tem representações efetivas em 26 estados brasileiros e em 53 países, contando com mais de 60 mil associados.