quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROFESSOR SORRIDENTE


" Uma vida dedicada a Capoeira"


Carloes Henrique Dias da Silva, conhecido como Sorridente, iniciou sua trajetória no mundo da capoeira em Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1985, na Associação Palmares Capoeira, Mestre Carlão.

Frequentava a tradicional roda de capoeira de Volta Redonda, na ilha de São João, onde passou a ter contato com alunos de Mestre Camisa, por quem tinha grande admiração. Conheceu Marinheiro, um destes alunos, que o levou a realizar um grande sonho: fazer uma aula com Mestre Camisa. Conhecendo de perto o Mestre, pode perceber a força de seu caráter, sua humildade e sua responsabilidade com a capoeira. Participando da Abadá Capoeira pode sentir a energia da roda, onde jogavam exímios capoeiristas como Cobra, Morcego, Canguru, Camiseta, Nagô e muitos outros. Decidiu então que era ali o lugar onde queria estar.

Sorridente trabalhava na prefeitura de Volta Redonda quando recebeu seua corda azul, no Circo Voador, dando início ao seu trabalho em Barra Mansa. Cerca de um ano depois realizou seu primeiro evento, com a presença de Mestre Camisa.

Mais tarde, quando já estava com a corda azul e verde, resolveu sair da cidade. Acreditando em não estar desenvolvendo todo seu potencial e querendo buscar mais experiência, mudou-se para Petrópolis, São Paulo, contando com a ajuda de Luquinha, Trapaça e Din-Dong. Depois a convite de Guerreiro, Alvinho e Leão transfereu-se para Guaratinguetá.

Tradicionalmente a Abadá-Capoeira realiza uma vez por ano, no mês de agosto, os Jogos Brasileiros e Mundial de Capoeira. Em um desses enventos, Sorridente conheceu Batman, Gororoba e Coelha, representantes da Abadá-Capoeira RS. Decidiu, então, mudar-se para POA. Em janeiro de 1995 desembarcou na capital gaúcha com o propósito de ajudar no desenvolvimento da Abadá-Capoeira no estado.

Com a união de todos os capoeiristas da época, realizando rodas de divulgação, exibições em colégios, eventos e encontros nacionais, a Abadá-Capoeira tomou grande impulso e passou a desenvolver-se em diversas cidades do estado (São Leopoldo, Bagé, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canoas, Flores da Cunha e Pelotas), firmando seu trabalho em toda região Sul do país.

Hoje Professor Sorridente é corda marrom da Abadá-Capoeira, com trabalho exclusivo de 14 anos a capoeira no Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos sociais em comunidades e escolas da capital, coordena há 8 anos o Projeto Criança Sorrindo, da entidade Pão dos Pobres. é responsável por trabalhos nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas.


"GRAÇAS AO APOIO DE TODOS NO ESTADO, AOS CONCELHOS DE MESTRE CAMISA, MESTRE COBRA E MESTRANDO MORCEGO TENHO UM BOM TRABALHO E PENSO EM TRABALHAR AINDA MAIS PRA CONTINUAR LEVANDO OS IDEAIS E A FILOSOFIA DE MESTRE CAMISA"

Professor Sorridente

2 comentários:

Unknown disse...

professor sorriso aqui e o professor linguiça como era conhecido no mundo da capoeira a onde dedicava de segunda a segunda hoje encontra lutando uma luta espiritual contra o pecado e um dia entrar no ceu deus te abençoe .. ideraldo um abraçoooo

juba disse...

E ai pessoal sou natural de dom pedrito fazia parte da abada capoeira de dom pedrito estou morando em jaguarão sou corda amarela e iria pegar corda amarela laranja sou apaixonado por capoeira abada mas não tem em jaguarão

Filosofia da ABADÁ-Capoeira

A ABADÁ-Capoeira tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras coisas, a profissionalização do capoeira, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.
A ABADÁ-Capoeira procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
Para a ABADÁ-Capoeira, a Capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo, deve, acreditamos, ser praticada com reverência e merece de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a Capoeira livre para ser o que é: para a Capoeira e o camaleão, mudar, é apenas preservar a sua essência.

O que é a ABADÁ-Capoeira?

A ABADÁ – CAPOEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira. Seu exercício forte é instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes, possibilita também, a recuperação da noção da cidadania.
A ABADÁ – CAPOEIRA é um espaço fundamental, um território livre onde Capoeira, que se propõe a sistematizar as informações referentes a todos os núcleos de Capoeira nacionais e internacionais; centralizar as pesquisas e produções existentes em um banco de dados, facilitando assim o acesso a todos os interessados; e oferecem melhores condições de aperfeiçoamento técnico aos professores vinculados aos núcleos que ensinam Capoeira.
A ABADÁ – CAPOEIRA é atualmente uma das maiores divulgadoras da Capoeira nacional, tanto no Brasil quanto no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projetos. Tem representações efetivas em 26 estados brasileiros e em 53 países, contando com mais de 60 mil associados.